Ativa Contabilidade

Férias – Entenda o pagamento e os descontos

Legislação e Trabalhista

07 de fevereiro de 2018

O pagamento das férias normalmente gera dúvidas para empregado e empregador. Preparamos este material com algumas informações para facilitar o entendimento do recibo de férias e do holerite.

  • O pagamento das férias nada mais é do que um adiantamento Ninguém recebe um salário a mais quando vai sair de férias, apenas recebe o valor dos dias gozados antes de sair de férias.
  • O único pagamento extra é o valor referente a 1/3 de férias. Se o empregado tirar 20 dias de férias receberá 1/3 de 20 dias de salário a mais. Se tirar 30 dias, receberá 1/3 de 30 dias de salário a mais, por exemplo.
  • Sendo assim, em relação às férias, devemos entender que há esta particularidade no pagamento. No caso do salário, a pessoa trabalha o mês inteiro para depois receber o salário. Já nas férias, primeiro se recebe o pagamento para depois tirar aqueles dias de férias. E o único valor a mais que você recebe é o 1/3.
  • No momento do pagamento das férias o empregado deverá assinar um Recibo de Férias. Nele estão os valores referentes às férias, ao 1/3 de férias e também os descontos.
  • O valor pago no Recibo de Férias aparecerá também no Recibo de Pagamento Mensal (holerite), mas isso não significa que está sendo pago novamente. Essa informação é apenas informativa e para base de cálculo de impostos. Por isso normalmente aparece o valor pago em férias na coluna de proventos e ao mesmo tempo o desconto do valor de férias já pago, na coluna de descontos.
  • Outro ponto é notar que se as férias inteiras não ocorrem no mesmo mês o cálculo será proporcional. Sendo assim, o valor das férias aparecerá uma parte no holerite do primeiro mês e o restante no segundo mês.
  • É muito importante o empregado ter cuidado ao sair de férias, pois estará recebendo seu salário adiantado, consequentemente no mês que retornar das férias estará recebendo um salário reduzido. O ideal é se programar com o valor das contas fixas e manter este dinheiro guardado para o mês que retornar das férias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *