Ativa Contabilidade

Curitiba caminha para um processo mais ágil de abertura de empresas

Notícias

01 de agosto de 2017

No último dia 20/07/2017 a Prefeitura Municipal de Curitiba deu um importante passo para facilitar a abertura de empresas. Neste dia foi anunciado o lançamento da primeira fase de implementação da Redesim.

“A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, Redesim, é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

O sistema da Redesim tem um módulo específico para consulta prévia de endereço, pelo qual se verificará automaticamente a possibilidade de exercício da atividade desejada no local escolhido.

O módulo possibilita ainda a emissão de um alvará provisório para atividades de baixo risco, sendo que as vistorias prévias referentes a essas atividades serão realizadas posteriormente à abertura da empresa, permitindo o funcionamento imediato das firmas a serem criadas no Brasil.”

Com a Redesim instalada, será desativada a antiga Consulta Prévia de Localização (CPL), que vai dar lugar à Consulta Prévia de Viabilidade. A consulta será feita online, através do site da Junta Comercial do Paraná, e terá resultado em 48 horas.

Andamento

Na primeira fase de instalação da Redesim, os interessados em abrir um negócio poderão fazer um único envio de documentos, pelo portal da Junta Comercial. Os dados relativos ao imóvel serão encaminhados automaticamente para a Secretaria Municipal do Urbanismo, que poderá afirmar se o local está apto para comportar o negócio. O resultado sairá em 48 horas.

O sistema foi produzido em conjunto com a Secretaria de Informação e Tecnologia e demais parceiros e passará por uma fase de teste até que todos os detalhes sejam ajustados.

Na segunda fase, os empreendedores poderão solicitar as certidões do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e secretárias do Meio Ambiente também pelo sistema.

Ainda não há data definida para que todo o sistema esteja em funcionamento.

 

  • A Ativa Contabilidade assessora empreendedores dos mais diversos ramos de negócios na abertura de suas empresas. Saiba mais clicando aqui.

 

Com informações da Prefeitura Municipal de Curitiba e do DREI – Departamento de Registro Empresarial e Integração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *